Quando devo usar o decanter?

O decanter é um recipiente de vidro ou cristal utilizado para separar os sedimentos encontrados em vinhos envelhecidos e também utilizado para aerar, isto é, oxigenar os vinhos com grande potencial de guarda e que está sendo precocemente aberto, isto é, antes do momento ideal.

Os vinhos jovens geralmente não tem a necessidade de decantar já que estão prontos para o consumo.

Porém há muitas controvérsias a respeito deste assunto.

Há quem prefira decantar também vinhos jovens e simples.

Vinhos envelhecidos

Voltando aos vinhos mais envelhecidos normalmente já estão no ponto de serem degustados.

Vinhos de guarda (com mais de 5 anos) principalmente os tintos, criam sedimentos naturais, formados por partículas que vão se precipitando ao longo do tempo.

Quando-devo-usar-decanterEssas partículas são formadas principalmente pelo bitartarato de potássio e normalmente chamado de borra do vinho, que apesar de desagradáveis não causam nenhum mal.

Há pessoas que até gostam de consumir o vinho com essas borras sedimentadas. Para retirar essas borras utiliza-se então o decanter.

Coloque a garrafa na posição vertical um ou dois dias antes do vinho ser consumido, assim, todos os depósitos irão concentrar-se no fundo da garrafa.

Após esse tempo transfira o vinho de guarda da garrafa para o decanter.

Se necessário você poderá filtrar o restante da bebida que ficou na garrafa em meio aos sedimentos utilizando um filtro para café.

Lembrando que não deve deixar esses vinhos envelhecidos por muito tempo no decanter, porque o risco de acelerar o processo de oxidação e depois roubar as melhores qualidades desse vinho é grande.

Por esse motivo é que o melhor é deixar o vinho decantar na garrafa do que no próprio decanter.

Vinhos com potencial de guarda

Já no caso dos vinhos com potencial de guarda abertos antes do momento ideal, a decantação fará com que o vinho entre em contato mais rápido com o oxigênio do ar.

A estrutura do decanter favorece essa aeração, fazendo com que o vinho libere seus aromas complexos muito mais rápido do que se estivesse na garrafa, tornando se assim mais macio no paladar e aromático.

Neste caso é muito relevante que se experimente uma taça do vinho assim que abrir a garrafa antes de levá-lo ao decanter.

Quando-devo-usar-decanter

Se você perceber que o vinho está muito duro, tânico e fechado (ácido demais amarrando a boca ou sem aromas, então você deve levar o vinho ao decanter por pelo menos 40 minutos a 1 hora.

Essa dica é para que você perceba a diferença do vinho antes e depois de decantar.

Esse processo fará com que você vá adquirindo maior sensibilidade para distinguir as diferentes fases do vinho e futuramente decidir se ele deve ou não passar pelo decanter.

Enfim, tente descobrir a cada dia o que mais lhe agrada e desfrute de todos os sabores e aromas que só essa bebida maravilhosa é capaz de oferecer.

Dicas importantes:

• Prefira sempre decanter de vidro ou cristal, não compre o colorido ou escuro, pois prejudica a visualização da bebida.
• Antes de utilizar o decanter confira se ele está limpo e sem nenhum aroma que possa influenciar na bebida.
• Evite usar sabões ou detergentes na limpeza, pois o formato do decanter dificulta a eliminação dos mesmos.
• Lave-o com agua mineral antes do uso e deixe secar de preferência naturalmente apoiado num suporte para esta finalidade.
• Caso esteja com borras de vinho utilize gelo picado e sal grosso na limpeza, pois não irão deixar nenhum aroma.

 

Escrito por: Claudete Aparecida F. G. Contessoto
Diretora Administrativa e Enófila
Formação: ABS (Associação Brasileira de Sommeliers)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *