Como escolher um bom vinho?

Diante de tantas variedades em rótulos de vinhos surge a pergunta: Como escolher um bom vinho?

Dar preferência ao gosto pessoal é fundamental na hora de escolher um bom vinho.
Cada pessoa tem uma percepção diferente em relação a aromas, texturas, etc. Temos as nossas influências baseadas nos nossos sentidos.

Há pessoas muito sensíveis em relação à acidez, ao amargor, a doçura, ao salgado e até em relação ao álcool. Outras nem tanto.
O importante é experimentar de tudo se você deseja desfrutar de todos os prazeres que o mundo dos vinhos é capaz de lhe proporcionar.

Não fique preso a determinados rótulos, países, uvas, regiões etc.

Quanto mais você experimentar mais experiente vai ficando em distinguir aromas e sabores.
Com o passar do tempo você vai percebendo o que mais lhe agrada, vai descobrindo suas preferências em relação a uvas e cada vez mais fará compras assertivas.

Existem milhares de uvas que são conhecidas como viníferas (uvas próprias para fabricação).

Mas qual será a melhor uva?Qual-Vinho-Devo-Escolher

Dentre tantas variedades qual escolher?

Cada uva tem a sua particularidade. Umas darão vinhos leves, enquanto outras darão vinhos mais encorpados e assim por diante.

Outro fator importante em relação às uvas é que sua qualidade vai depender muito também do clima, por isso se fala tanto em safras.

Algumas safras são melhores que outras porque naquele determinado ano o clima favoreceu mais o cultivo do que em outros anos.

Chegamos então a conclusão de que não existe a melhor uva ou o melhor vinho, existem vários fatores a serem analisados.

Existem vinhos feitos a partir de uma única casta (uva) e vinhos elaborados com diversas castas e é aqui que começaremos a falar de vinhos varietais e vinhos de corte.

Esses termos são utilizados para definir o número de variedades de uvas e porcentagens que são utilizadas na produção de um determinado vinho.

Vinhos Varietais

São elaborados a partir de uma única variedade de uva ou com grande predominância de uma mesma casta (uva).

Cada País e em alguns casos até regiões seguem a sua legislação na hora de rotular seus vinhos como Varietais.

No Brasil e Nova Zelândia, por exemplo, essa porcentagem é de 75% no mínimo de uma mesma casta, em algumas regiões dos Estados Unidos essa porcentagem é de no mínimo 90%.

Vinhos de Corte, Blend ou Assemblage

São vinhos produzidos a partir de duas ou mais castas (uvas).

Qual seria melhor então?

Tanto os vinhos varietais como os assemblage têm a sua particularidade e qualidade.

Não existe melhor ou pior, apenas é uma decisão do enólogo visando produzir um determinado vinho com o máximo de complexidade em aromas e sabores.
Na hora da compra você certamente vai se deparar com milhares de rótulos de vinhos, e na hora da escolha muitas dúvidas irão surgir mesmo.

Dica para escolher vinho

Uma boa dica é ler o rótulo e contra rótulo, pois a partir da leitura muitas dúvidas vão ficando para trás.Qual-Vinho-Devo-Escolher No rótulo e contra rótulo geralmente você encontrará o nome do vinho, do produtor, variedade(s) de uva(s) que foram utilizadas na produção do vinho, o País, a safra, a região produtora, e outras informações importantes tais como: Reservado, Reserva e Gran Reserva.

Vamos abordar esse assunto neste momento por trazer muitas dúvidas e confusões a respeito dessas nomenclaturas.

Muitas vezes o consumidor acaba por adquirir um vinho inferior baseado num termo desconhecido.

Reservado

Esse termo na maioria das vezes é confundido com o termo Reserva que é muito diferente do RESERVADO. Eles são os vinhos de entrada de muitas vinícolas, mais simples elaborados pelo produtor. São produzidos normalmente em grandes quantidades, não recebem estágio em carvalho e nem envelhecimento em garrafas. Isso lhe confere qualidade inferior e consequentemente preços baixos e atrativos.

Reserva

Diferentemente dos reservados são vinhos especiais, indica que passou por algum período de amadurecimento em barris de carvalho. Esse processo trazem inúmeros benefícios ao vinho lhe conferindo complexidade em aromas, sabores, estrutura, longevidade etc.

O tempo que todos os vinhos vão passar por envelhecimento em barris de carvalho vai depender da análise do produtor que decidirá se o vinho está pronto para ser engarrafado ou se precisará de mais tempo para adquirir maior complexidade.
O termo RESERVA também não é igual para todos os países e nem regiões, cada qual tem a sua legislação para conferir-lhe esta nomenclatura.

Na Itália, por exemplo, o vinho que recebe esse título passou no mínimo 2 anos em barris de carvalho. Essas informações você encontrará no contra rótulo dos vinhos, porém não é uma regra conter essas informações.

Gran Reserva

Esse termo será utilizado para vinhos que estão um nível acima dos reserva. Normalmente as melhores uvas são separadas para elaboração do vinho e também passarão por períodos maiores em barris de carvalho e garrafa.

Esses fatores irão conferir ao vinho maior complexidade em aromas e sabores.

Termos que ainda surgirão

RESERVA DE FAMÍLIA, RESERVA ESPECIAL, RESERVA PRIVADA.

Muitos produtores usam esses termos para classificar os vinhos que consideram superiores e de produção limitada.
Quanto aos preços dos vinhos fica claro que os mais elaborados como RESERVA, GRAN RESERVA, RESERVA DE FAMÍLIA, RESERVA ESPECIAL, terão custos mais altos de produção.

Consequentemente custarão mais caros, pois demandam muito mais tempo na sua elaboração.

A começar pela seleção das uvas, amadurecimento em barris de carvalho que tem elevado custo e vida útil.
Concluímos que embora os grandes vinhos custem mais caros não significa que vai agradar mais o seu paladar.
Se você está iniciando no mundo dos vinhos finos, procure começar por vinhos mais simples, jovens e frutados.

Só depois explorar esse mundo maravilhoso dos vinhos mais complexos com aromas amadeirados.

 

Escrito por: Claudete Aparecida F. G. Contessoto
Diretora Administrativa e Enófila
Formação: ABS (Associação Brasileira de Sommeliers)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *